BLINDAGEM DE BENS
QUAL É O MOMENTO PARA REALIZAR UM PLANO BLINDAGEM DE BENS?
Cada empresa exige um plano de Ação Personalizado, não importando quanto complexa seja a sua situação.
Blindagem de Bens ( Proteção Patrimonial) é um trabalho de Engenharia Jurídica, que consiste na aplicação criteriosa do Direito, utilizando-se de recursos jurídicos que permitem neutralizar, de forma total e /ou reduzir o grau de exposição de riscos dos Bens e das Pessoas dos Sócios.
É essencial conhecer "Mente, Corpo e Alma" da empresa, de modo a delinear um caminho seguro para proteção da estruturação dos ativos, de forma que esses ativos permanecem legalmente fora das situações embaraçosas e de uma possível reivindicação indevida, ou através de processo judicial, como ação possessória, a ação de transgressão, ação de indenização, ação reivindicatória e assim por diante.
Além de proporcionar também, economia de tributos, este trabalho consiste em estudar os tipos societários, as responsabilidades por sucessão, e etc, cujo objetivo é dar segurança e consolidar o patrimônio adquirido.
ATENÇÃO!
Nunca esquecer de que RENÚNCIA de TEMPO e LIBERDADE, tem como origem um CONTRATO SOCIETÁRIO assinado às pressas, apenas para formalizar as boas idéias fomentadas naquela ocasião. Dependendo do contexto do negócio, um ou mais sócio, familiares, instituições financeiras e etc., circundam esse universo, interagindo de forma direta ou indireta sob promessa e cumprimento de tratativas de natureza tácita (acordos verbais) e expressa ( contratos). Assim, qualquer vacilo, todo o planejamento desmorona-se.
Diante desse cenário surgem os CONFLITOS negociais, societários, familiares, financeiros, sem falar dos aspectos morais envolvidos, daí a necessidade da BLINDAGEM DE BENS. Exercite a arte da prudência. O texto a seguir corrobora a nossa narrativa. Tudo exige Planejamento.
Reflita. Confúcio (551 A.C. a 479 A.C).
“O homem superior, quando em repouso em segurança, não se esqueça de que o perigo pode vir. Quando em um estado de segurança ele não esquece a possibilidade de ruína. Quando tudo estiver em ordem, ele não esquece que o transtorno pode vir. Assim, sua pessoa não está em perigo, e os seus Estados-Membros e de todos os seus clãs são preservados.”
Problemas não vão embora sozinhos, mas oportunidades sim. Se você ficar esperando seus problemas simplesmente desaparecerem ou adiar decisões, provavelmente, esses problemas piorarão e ficarão sérios. Transformar-se-ão em CONFLITOS. Se você ficar vacilando quando uma oportunidade bater á sua porta, ela acabará partindo, indo bater na porta de outro. Se alguma coisa precisa ser feita, faça-a agora. Seja paciente, enquanto age, faça alguma coisa de concreto. Se você estiver relutante em fazer, algo precisa ser feito, considere que, quanto mais esperar, pior ficará a situação.
O TEMPO É O SEU RECURSO MAIS VALIOSO.
Podemos GARANTIR: VALE MAIS DO QUE O SEU PATRIMÔNIO. Quanto menos tempo você esperar para agir, mais tempo terá. Se alguma coisa precisa ser feita, faça-a agora!
Nunca esqueça - O TEMPO DE UM NEGÓCIO é distinto do tempo de uma Decisão Judicial, causando transtornos, conflitos internos dentro da empresa provocando um elevado custo financeiro. No entanto, a BLINDAGEM DE BENS requer planejamento, ausência de conflitos e menos tempo para executar a baixo custo.